sexta-feira, 18 de junho de 2010

Dia do Químico

Hoje, 18 de junho, 169º dia do ano no calendário gregoriano, comemora-se o DIA DO QUÍMICO!

Esta data foi e escolhida porque neste dia, no ano de 1956, foi criado o Conselho Federal de Química, juntamente com os Conselhos Regionais de Química. Mas a profissão de Químico é um pouco mais antiga, foi regulamentada em 1934.

Então, parabéns a todos os químicos!!

A Química em si é o material de trabalho do Químico: o estudo da matéria, sua composição e suas transformações. A química tem sua origem na Alquimia, ciência da Antiguidade, hoje ela faz parte de nosso cotidiano, está presente em quase todas as indústrias, através dela é possível fabricar vários produtos como: cosméticos, tintas, remédios, fertilizantes, dentre outros.

Químico trabalhando
O químico atua por meio da análise e da síntese, as atividades realizadas por este profissional vão desde o desenvolvimento de produtos, controle de processos químicos, tratamento de resíduos industriais, saneamento básico, gestão ambiental até planejamento e direção de empresas .

O principal atributo do Químico é usar os conhecimentos e propriedades químicas conhecidas para criar novas substâncias, melhorar processos industriais, realizar pesquisas em diversas áreas, como por exemplo, derivados do petróleo (desenvolvendo novos combustíveis) e ainda na obtenção de novas formas de energia, como os biocombustíveis, energia nuclear, etc.



A CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS

A alquimia é considerada uma das ciências mais antigas, tendo influenciado todas as demais.
Precursora da química, seu objetivo era compreender a natureza e reproduzir seus fenômenos para atingir um estado superior de consciência.
Em seus experimentos de laboratório, os alquimistas buscavam duas substâncias: a pedra filosofal, capaz de transformar metais em ouro, e o elixir da longa vida, capaz de prolongá-la indefinidamente.
Além de legarem à química a descoberta de substâncias e experiências químicas, os alquimistas deixaram receitas sobre como obter a pólvora e o álcool através da destilação do vinho. Supõe-se que elementos como o arsênio, antimônio, bismuto, fósforo e zinco também foram por eles descobertos.


Tabela Periódica
TABELA PERIÓDICA

A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. São muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos . Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização.
Dmitri Mendeleev


Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleev, substituindo o ordenamento pela massa atômica. Ele publicou a tabela periódica em seu livro Princípios da Química em 1869 , época em que eram conhecidos apenas cerca de 60 elementos químicos.






Assista abaixo ao documentário da BBC: "A ordem dos elementos", sobre a históra da química e da tabela periódica, postado no site Youtube, em 6 partes.


BBC - A ORDEM DOS ELEMENTOS - parte 1


BBC - A ORDEM DOS ELEMENTOS - parte 2



BBC - A ORDEM DOS ELEMENTOS - parte 3



BBC - A ORDEM DOS ELEMENTOS - parte 4



BBC - A ORDEM DOS ELEMENTOS - parte 5



BBC - A ORDEM DOS ELEMENTOS - parte 6







Nenhum comentário:

Postar um comentário